MUSEU CASA DE BRUSQUE • Blog
Entra na reta final a visitação da exposição “Do outro lado do oceano: os 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”, em cartaz no Espaço Casa Enxaimel, do Museu Casa de Brusque. O público tem até o dia 27 de novembro para conferir a mostra, que permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
De acordo com a coordenação-geral do Museu, a exposição foi um sucesso de público não apenas em Brusque, mas também nos demais locais por onde passou. Concebida e produzida pela equipe do Museu Casa de Brusque, a mostra ampliou o alcance do tema, valorizando a memória da imigração italiana em Santa Catarina. Isso porque, aos municípios e instituições interessadas, o Museu disponibilizou a arte final dos painéis para que pudessem realizar a exposição em seus espaços.
Além de Brusque, a exposição está montada no Palácio Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, onde seguirá aberta para visitação até 2026. Na capital, também integrou a programação de outros importantes espaços culturais, como o hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Biblioteca Pública do Estado. Em outubro, a mostra esteve presente na tradicional festa da Igreja Matriz do município de Rodeio, comunidade de forte herança italiana. Ainda em 2025, a exposição estará no Museu do Vinho, em Videira, onde também deverá permanecer disponível ao público até 2026.
O projeto cultural “Preservação e Difusão do Acervo do Museu Casa de Brusque (1046/2024)” foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com incentivo das empresas CELESC, HAVAN e ZEN S/A.